terça-feira, 12 de abril de 2011

Melhor da região: curso de Biomedicina da Unimonte conquista nota 4 em avaliação do MEC

Conceito obtido é o mais alto entre todas as instituições de ensino superior da Baixada Santista que oferecem esta graduação

Em recente avaliação promovida pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Biomedicina da Unimonte conquistou a nota 4 e, desta forma, obteve o melhor conceito entre todas as instituição de ensino superior da Baixada Santista que oferecem esta mesma graduação.

A análise realizada pelo MEC levou em conta fatores como a organização didático-pedagógica do curso, a titulação do quadro de docentes, as características do corpo discente e da ala técnico-administrativa e, ainda, as instalações físicas oferecidas pela faculdade, como laboratórios e salas de aula.

O coordenador do curso, Flávio Sartori, creditou a pluralidade e integração do corpo docente da Unimonte como um dos principais motivos para a conquista. “Temos muitos profissionais que não são biomédicos lecionando em nosso curso. Isso permite um ensino mais dinâmico, uma aprendizagem mais consistente e uma visão não-fragmentada na formação do futuro profissional, que passa a integrar conhecimentos diversos ligados ao exercício da profissão”.

Sartori comenta que a nota 4 obtida na avaliação do MEC colabora também na elevação da auto-estima dos universitários. “Representa uma maior valorização destes futuros biomédicos, que vêem suas expectativas atendidas e, assim, acabam por contribuir na consolidação do curso na região”.

Contrariando a lógica do ditado que ‘em time que está ganhando não se mexe’, o coordenador não está inteiramente satisfeito com o bom resultado alcançado. Segundo ele, o intuito agora é um só: buscar a nota máxima.

“Para se chegar a este objetivo e aprimorar ainda mais o curso para nossos alunos, vamos ampliar os investimentos em projetos de iniciação científica e também na participação em congressos, para que fortaleçamos o tripé composto pelos pilares ensino, pesquisa e extensão”, apontou Sartori.

O curso de Biomedicina da Unimonte possui duração de 8 semestres (4 anos), com aulas no período noturno. A primeira turma teve início em fevereiro de 2006. Trata-se de uma graduação destinada a quem pretende atuar em uma das novas profissões da área da Saúde, voltada para o desenvolvimento de estudos e pesquisas que envolvem o campo da Biologia e Medicina.

Nela, os universitários se profissionalizam e aprendem como promover pesquisa das doenças humanas e seus fatores ambientais, a fim de encontrar a causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento de tais enfermidades. A partir dos conhecimentos adquiridos, os estudantes ganham capacidade técnica para poder atuar nos diversos campos de trabalho da Biomedicina, como em laboratórios, para promoção de análises clínicas e ambientais; universidades; centros de pesquisa; e na indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário